quarta-feira, 1 de junho de 2011

Viagem de despedida, pelo lindo coracao da Europa

Pra comecar, me desculpem pela falta de acentos e cedilhas, coisa um pouco dificil de se colocar em um teclado tcheco.
Bom, agora mesmo estou acessando a internet de um hostel em Praga, na Republica tcheca. Cidade natal da minha amiga de intercambio, Barbora Hedjukova.
Esta viagem comexcou no dia 27 de maio quando sai de Bilbao para Viena, encontrar com a minha querida colega de turma da Facom, Paula Amor pra gente comecar nossa sonhada viagem pelo Leste Europeu. Ou melhor, coracao da Europa, como ja diriam os hungaros, tchecos, eslavos e etc.
Escolhemos o roteiro popularmente chamado de "triangulo dourado" do centro da Europa, com as capitais Viena, Budapeste e Praga.
No dia 27 de maio cheguei em Viena, depois de uma viagem cheia de turbulencias e avistando um enorme nuvem negra sobre Viena. Depois de muito tempo encontrei Paulinha no hostel. Choveu muito e fez frio neste dia e no dia seguinte, fizemos utrismo debaixo de chuva.
Independentremente da chuvarada, Viena conseguiu se mostrar tao linda, imponente e grandiosa como se ve nos filmes e se le nos livros. Cidade natal de Freud, Mozart e Gustav Klimt. Capital da opera, da musica classica, da art noveau e da psicanalise. E acima de tudo, viva e muito, muito linda. Nao nos deu tempo de ir na casa de Mozart ou de Freud, mas vimos os grandiosos palacios e construcoes do Imperio Austrio Hungaro e a imponencia dos anos 1900, tao importantes pra Europa e pra humanidade. Subimos numa das maiores rodas gigantes do mundo e assistimos a uma opera no mais importante teatro de Opera do mundo, a State Opera de Viena. Pagamos 4 euros pra ver a opera em pe durante 3hrs. Se pagassemos para ver sentadas, custaria em torno de 200 reais. Um dos espetaculos mais lindos que ja vi, mas voltamos moooortas. Tambem vimos o quadro "O beijo" de Gustav Klimt no Palacio Belvedere. De arrepiar. Sem falar da incrivel quantidade e variedade de sabores e precos dos chocolates. Motivo de alegria e emocao para Paulinha e uma exelente oportunidade de comprar meus ultimos souvenirs a precos modicos. Sabe Milka? O chocolate da vaquinha roxa? Aqui se encontra de mais de 200 sabores. E incrivel. Tambem enlouquecemos com os tradicionais cafes de Viena e suas maravilhosas tortas...Como ja diria minha tinha Carmem, um sonho!
Saimos da maravilhosa capital da Austria e partimos de onibus para Budapeste, Hungria.
O deus... Budapeste e indescritivel. E de desmaiar de emocao. Com excecao do desagradavel calor de 42 graus, tudo foi lindo. Tinhamos so a tarde do dia 29 e o dia de ontem para conhecer toda Budapeste. Turistamos feito loucas, de shortinho e havaianas debaixo de um sol escaldante. Mas vimos tudo e nos divertimos muito como sempre. O dia foi longo e teve direito a por do sol nos banhos termais, passeio pelo mercadao municipal, sight seeing e walking tour de "de graca". O parlamento e as pontes que separam a parte Buda da parte Pest as vezes parecem colocar Londres e seu rio Tamisa no chule! Sem falar do idioma cheio de acentos e consoantes...A cidade e cheia de contradicoes entre o que foi um grande imperio e as ruinas do comunismo. Literalmente ruinas. Grandes casaroes literalmente escuros e empoeirados e aos pedacos.
Mas linda, linda a cidade de Nora Varga, a ariana mais basca da Hungria.
Hoje estou em Praga, onde eu esperava uns 40 graus mas que ta nublado e com um friozinho desagradavel pra quem so trouxe shortinhos e praieiras.
Mas ate agora o maior presente que o leste me deu foi a doce companhia de Paula Amor, vulgo "Lete" que com certeza e puro, puro amor e docura (talves pela quantidade de chocolate e bolos que ela come), sorridente e alegre sempre, comerando o sol (quando ele sai) todas as manhas.
Amanha caminharemos bastante por Praga e tentaremos nos aventurar em ingresso por seu Teatro negro e forcaremos a barra pra provar suas famosas cervejas (nao gostamos de cerveja).
ate o proximo destino.

Um comentário:

  1. - "Ta me comediando, Ju? Se ligue!"
    Impossivel nao se divertir viajando com vc, Juju! Afinal soh vc pra me fazer gargalhar enquanto andamos que nem condenadas procurando hostel, carreganda mala e trezentas sacolas de plastico. Vc, sem duvidas, tb foi um presentao que essa viagem me deu. O que seria de mim sozinha nessa trip cheia de pessoas, linguas, dinheiros e costumes estranhos, sem o seu alto astral e sua paciencia com as minhas tentativas fotograficas?? rsrs Ja tenho certeza que vou sentir muita saudade sua, mas em breve nos vemos em Salvador city! Por enquanto ainda temos muito que desbravar em Praga! :)

    ResponderExcluir