quarta-feira, 18 de maio de 2011

Contagem regressiva pra voltar pra casa

Opa! Olha eu de novo! a blogueira mais relapsa do mundo!!!! 2 meses depois, quase terminando o intercambio, eu resolvo postar! hehe.
Mas é isso gente, durante todo esse tempo eu tava muito preocupada em curtir meu intercambio, os meses que me restavam. Como vcs sabem, minha mae chegou, passou o meu anversario comigo e encontramos com meu pai na viagem de semana santa que fizemos. Voltamos pra Bilbao no dia 07 de maio e dia 11 de maio eles voltaram pro Brasil.
Pois é.. Quase 2 meses com mamae!!!! Minha mae acabou fazendo intercambio junto comigo pq nem deu pra gente fazer viagens pela Espanha no fim de semana pq eu tava toda atrapalhada pra entregar uns trabalhos gigantescos (quase monografias, ñ se enganem..). Eu tinha que entregar tudo antes do prazo pq dia 20 eu tinha que viajar e só voltava em maio, quando as aulas terminavam. Por isso minhas férias começaram antes e meu semestre acabou mais cedo..Por isso também que eu nao andei postando, minha cabeça tava toda atrapalhada eu tinha que dar atençao a minha mae, fazer trabalhos e curtir meus ultimos momentos em Bilbao, tudo ao mesmo tempo. Podem acreditar, depois de 8 meses sem viver com os pais, e fiquei suuper descostumada.. Nesse confusao emocional, eu abandonei uma matéria.. Era em equipe, tinha muita coisa pra fazer e nao tínhamos nada. Mandei um email pro grupo dizendo que ia sair. Me senti super mal, ñ pensei que fosse fazer isso. Mas irresponsável eu seria se continuasse no grupo sem fazer nada.
Mudando de assunto vcs sabiam que o feriado de semana santa aqui na Espanha dura quase 2 semanas? Começa na quinta feira santa e só termina 8 dias depois! Isso é incrível!
Pois entao meu aniversario foi incrível, vieram as pessoas mais queridas e mamae fez uma comida deliciosa. Nesses dias matei a saudade da comida da minha mae e tb da enxeçao de saco dela. Dificil foi desacostumar quando ela foi embora. Marta, a italiana, minha ex-companheira de piso, passou o aniversario dela aqui, dia 9 de abril, isso enquanto minha mae tava aqui.. Imagine como ñ ficou me juizo? Nora, a húngara, tb fazia aniversario 1 dia depois e passamos o fim de semana todo comemorando o aniversário das duas. Foi lindo e muito divertido.
No dia 20 de abril, eu e minha mae seguimos pra Londres pra encontrar com meu pai. Eu tava ansiosíssima pra ver ele pessoalmente depois de tanto tempo! Foi maravilhoso estar com eles dois durante tanto tempo. Chegamos em Londres, tava um solzao e um calor horrível, nada a ver com a imagem neblinada e fria que eu sempre vi nos filmes. A cidade tava toda emperequetada pro casamento do principe William (principe Guillermo para os espanhóis, rsrs), cheia de bandeirolas e bandeironas da Inglaterra, vitrines enfeitadíssimas, polícia pra todo lado e uma suuuuuuper estrutura pra imprensa no Royal Garden. Estávamos num clima de tour corre-corre pq tínhamos em média 2 a 3 noites em cada lugar. Mas foi ótimo assim mesmo. Londres estava linda ensolarada e em festa como eu nunca imaginei que ela poderia ser. Mas o mais incrível mesmo é a multiculturalidade dela, ela uma das capitais mais cosmopolitas que eu ja conheci, com mais jeito de cidade no seu significado mais estereotipado. Andando pelas ruas quase nao se ouve falar inglês, sussurravam pelo meu ouvido todos os idiomas do mundo e passavam como vultos na minha frente as mais diferentes culturas do mundo. E tudo parece conviver de uma maneira mais democrática.. Deve ser pq a maioria dos imigrantes já sao nascidos e criados em Londres. E esse culto a família real? É uma coisa pra se estudar..Eles tem prazer em sustentar aquela família! Os ingleses sao uns fanáticos, pior que a torcida do Bahia, como vcs devem ter visto na tv.
Depois de Londres marchamos para Amsterdam. Outra cidade fantástica, viva, vivíssima e muito divertida. Mas todas as cidades que eu fui estavam assim, acho mesmo pq quando o chega o sol e o calor por aqui os europeus ficam loucos. Tava tudo cheio e louco. Tudo que ja disseram sobre as prostitutas e a maconha em amsterdam é verdade. E é tudo incrível. Tem lugar que é proíbido fumar cigarro normal, só vale a erva! Eu ñ me aguentava com a variedade de produtos de maconha: biscoito, pirulito, chocolate, camisinha, roupa... tudo que se pude imagina.. sem falar da quantidade de objetos que servem para fumar maconha, os objetos decorativos e a variedade de ervas que se servem nos coffee shops. As prostitutas odeiam fotos e odeiam homens acompanhados de mulheres, todas fechavam a cortina pra mim e pra minha mae.. Muito divertido! Fui tambem no museu Van Gogh e vi seus famosos girassóis amarelos, seu auto-retrato com a orelha cortada e a pintura linda do quarto dele colorido. De arrepiar.
De Amsterdam fomos para talvez uma das capitais mais incríveis da Europa, onde a história pode se pegar com as maos: Berlim. Berlim é linda, grande, moderna e antiga, comunista e capitalista, de guerra e de paz. Lá estao apesar de destruidos e reconstruidos, todos os vestigios da segunda guerra e da Guerra Fria. O muro gente, o muro de Berlim era imenso, tem resto dele por toda a cidade, mas lindo mesmo é a Weste Side Gallery, onde ele ta todo pintado por artistas famosos. Berlim deve ser uma das paisagens geográficas mais lindas que se pode ver, onde se vê de verdade o trabalho do homem sobre o curso da história. Sem falar da cerveja!! Até eu que ñ gosto de cerveja me acabei! Poderia gastar o post todo só falando de Berlim...
De Berlim partimos pra minha velha conhecida: a Itália. Chegamos em Veneza e vimos a quantidade de luz e cor da Itália.. Veneza é linda, linda de mais, com aqueles milhares de canais, com o mar azul, com os barquinhos, com as casas coloridas, com suas máscaras venezianas, com suas casas e igrejas lindas.. E mais gostoso de veneza foi ver Marta e Giorgia outra vez, que foram nossas guias. Nos divertimos muito e matamos a saudade. Em veneza visitamos a ilha de Burano, que é um pelourinho mais novo, pequeninho só que todo cortado de canais e de mar. Fomos também em Murano ver a fabricaçao dos vidros.. Minha mae fez a festa..
A partir daqui o percurso só foi de trem fomos pra Florencia, o berço do renascimento, também muito linda. Ñ precisa nem dizer que vimos as obras dos artistas mais importantes da humanidade: Boticelli, Da Vinci, Michelangelo, Rafael... tao impressionante que dá pra dizer até que se ñ fosse esse renascimento o Brasil nem existiria. Tb vimos os túmulos de Galileu Galilei, de Dante Alighieri, de Maquiavel e Michelangelo. Florencia como é a Toscana, é pura Itália que nem a gente ve nos filmes.
De Florencia partimos pra Roma, onde eu fui guia de meus pais (ja sabia tudo de cor e salteado por causa da viagem com Felipe) e a experiencia foi parecida com a diferença que desta vez fez muuuuuuito calor e tava tudo muuuuuuito louco e cheio.
Voltamos pra Bilbao com o triplo da bagagem da ida..Nos instalamos no meu apê e revimos Fabiola e Juliete. Comemos Paella no dia das maes e passeamos muito por Bilbao. Meu pai adorou, disse que moraria aqui. Apesar de me sentir muito tranquila e confortável por voltar pra minha casa na Espanha, meu coraçao tava apertadíssimo pq meus pais ja iam voltar pro Brasil. Dia 11 de maio eles foram embora. E vcs pensam que eu descansei? Dia 12 de maio ja tava em Barcelona com Fabíola. Isso porque a gente tinha se prometido voltar pra lá e fa só podia ir nesse fim de semana. Foi ótimo.. Dessa vez vimos a sagrada família toooooda e fomos pra Girona e pro Museu de Salvador Dalí em Figueres. Dessa vez, fizemos tudo que queríamos, com direito a túmulo de Salvador Dalí, show de Flamenco e hostel com jacuzzi (demos essa sorte). Tudo incrível e divertido naquela catalunha também.
No Domingo, dia 15, voltamos de noite e desde segunda estou me reestabelecendo, pra poder viajar de novo no dia 27 de maio com Paula Amor. Vamos fazer o triângulo do Leste Europeu: Viena, Praga e Budapeste. No dia 4 de junho vou junto com ela pra casa dela em Sevilla, um dos lugares da Andaluzía que me faltou conhecer. Volto pra Bilbao outra vez no dia 8 de junho, faltando 2 dias pra pegar o aviao pra ir pro meu Brasa.
Como vcs devem ter percebido, esses sao meus ultimos dias em Bilbao, que me acolheu aos trancos e barrancos, ja que no dia 27 eu to saindo de novo e so volto com tempo de arrumar as malas...As vezes os olhos até marejam e passa um filme de tudo na minha cabeça, mas a vontade de ver meus amigos queridos de dormir na minha cama, de estar com minha família, com Felipe e Chicó todos os dias é muito maior.
To louca pra reestabelecer a minha rotina. E faltam menos que 25 dias.
Nos vemos em breve.

2 comentários:

  1. ai, Jú.. esse sentimento de aventura, ansiedade, nostalgia, saudade, alegria, tristeza, despedida parece que tá batendo em todo mundo.
    imagino o quanto essa experiência incrível deve ter sido pra você e pra cada um de nós... boas e ruins e totalmente inesquecível. que bom que pudemos compartilhar uma delas... depois que voltei do marrocos meu intercâmbio deu um up total...acho que voltei com as energias renovadas, acabei ficando até mais tolerante com a frança.. ahahahha
    hoje foi a última aula de uma matéria que eu pego com uma professora, a mesma desde o semestre passado.. peguei o metro.. troquei de linha pra pegar a direção da minha casa e vim pensando nisso.. depois de 8 meses, mesmo entre tapas e beijos com Paris, me senti parte também. a rotina daqui acabou sendo minha vida e ao mesmo tempo um sonho longo que eu tô prestes a acordar.
    aproveite loucamente seus últimos dias nesse velho mundo tão novo pra gente.
    tenha uma volta maravilhosa e me espere que em julho tô chegando... a facom no espera!

    ResponderExcluir
  2. Rai, eu to aqui me sentindo tao covarde pq eu to indo embora antes de vcs.. Tinha voo de volta pro dia 29 de julho e suuper adiantei pro dia 11 de junho. Sei que aventura poderia ficar ainda melhor agora nas férias, mas o aperto no coraçao por estar longe da minha rotina e de tudo que é mais sagrado pra mim é ainda maior. Sinto muito por ñ ter ido visitar vcs mais vezes em paris.. mas vc sabe como é dificil sair e voltar de bilbao..tenho muita sorte de ter te conhecido e me arrependo de ñ ter me aproximado antes de uma menina tao meiga e tao especial que nem vc. sou estranha mesmo. se divirta muito e aproveite horrores neste final de fase "pós-marrocos". que todas sua recordaçoes sejam lindas e especiais em paris. te espero na nossa saudosa facom!

    ResponderExcluir